domingo, 19 de setembro de 2021

O QUEIJO DA SERRA

 

 O mais antigo (e o melhor) queijo português



É o queijo mais antigo de Portugal e é também um dos melhores do mundo. Descubra tudo sobre a arte de produzir o melhor queijo da Serra da Estrela.

Não faltam razões para uma visita à Serra da Estrela, entre a paisagem, monumentos e a pureza do ar. Mas não há dúvidas de que a sua visita se pode tornar muito mais deliciosa graças a uma das maiores delícias gastronómicas do mundo, que por aqui habita desde o século XVI (ou até desde antes): o Queijo da Serra da Estrela, o mais antigo queijo luso. A sua forma redonda e o interior mole e untuoso são inconfundíveis e fazem as delícias de quem o prova, ao longo das gerações.

A personalidade deste queijo vem de três segredos: o animal que dá o leite, o coalho usado e a forma de trabalhar a pasta. O leite vem da ovelha bordaleira, autóctone desta serra. O coalho é natural, feito da flor de cardo, uma planta da zona, e marca uma importante diferença no produto final, já que o coalho que é normalmente usado em queijos é de origem animal.

A última grande diferença está nas mãos que produzem o queijo: aqui, não são usados truques industriais, nem existem enormes quintas de gado. O queijo é feito da mesma maneira há centenas de anos, e assim continuará.

odo o processo começa com a ordenha manual das ovelhas. Ao leite obtido, junta-se a flor de cardo, deixando-se repousar por uma ou duas horas, até que fique sólido. Separam-se de seguida as partes coaguladas do soro líquido e colocam-se num pano, onde a pasta é amassada com as mãos.

Os queijos são moldados numa forma redonda e colocados no molde de curar, estando pronto para consumo cerca de um mês e meio depois. Nesse entretanto, é necessário virar as peças e limpar a casca para evitar a formação de bolor. Todas as normas de produção encontram-se muito bem definidas, existindo uma denominação e origem protegida a nível europeu.

O Queijo Serra da Estrela só é produzido na Beira Interior, em localidades como Gouveia, Fornos de Algodres, Seia, Celorico da Beira, Oliveira do Hospital e Nelas, entre outras. Existem na região cerca de 120 rebanhos de ovelhas, mas o queijo é tão famoso que pode haver lista de espera. A maior parte da produção é escoada em Portugal, mas já se exporta este queijo para países como a Espanha, França e Brasil, falando-se agora do Japão como um possível destino.


Pode saber mais sobre o modo de produção este queijo no centro histórico de Celorico da Beira, no chamado Solar do Queijo, situado no edifício dos Paços do Concelho do século XVII, bem próximo do castelo e da igreja de Santa Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário