quinta-feira, 9 de setembro de 2021

PARIS: FUNERAL DE UM ATOR

Jean-Paul Belmondo, estrela de 'Acossado' e ícone da Nouvelle Vague, morre aos 88 anos

Belmondo ficou conhecido por filmes como "Acossado" (1960) e "O Demônio das Onze Horas" (1965), ambos dirigidos por Jean-Luc Godard.




Se alguém pode, sem medo de erro, ser chamado de estrela, Jean-Paul Belmondo certamente é uma destas pessoas. O ator francês morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (6). Astro da Nouvelle Vague francesa, um dos mais importantes movimentos da história do cinema, Belmondo ficou conhecido por filmes como "Acossado" (1960) e "O Demônio das Onze Horas" (1965), ambos dirigidos por Jean-Luc Godard. Outro grande filme estrelado por Belmondo foi "O Homem do Rio" (1964).

"Ele estava muito cansado há bastante tempo, morreu tranquilamente", disse o advogado Michel Godest. Belmondo morreu em casa, em Paris. Até a última atualização desta reportagem, a causa não havia sido divulgada.

Depois de construir uma carreira inconteste no cinema francês, principalmente interpretando homens frios e sisudos, mas que encantavam o público, Belmondo teve uma virada na carreira de ator. Passou a atuar em filmes mais populares. Sem dúvida, foi um dos grandes atores da história do cinema mundial. “Nenhum ator desde James Dean inspirou tamanho sentimento de identificação com público”, escreveu o crítico Eugene Archer no New York Times em 1965.





COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO. Não seria justo que no Brasil, os grandes atores, artistas e músicos, nosso patrimônio cultural, tivessem o mesmo reconhecimento de sua importância pelo governo federal?
Mas se nem o Jorge Amado teve esta honra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário