sábado, 11 de setembro de 2021

NOSSOS IMPOSTOS PARA O CRIME

 Bolsonaro é o grande derrotado, o STF é o vencedor.

E Temer escreveu mais uma carta
Míriam Leitão



Bolsonaro. Com o nosso dinheiro, recursos públicos, ele passou semanas mobilizando os seus seguidores para ir para às ruas e ameaçando um golpe contra a democracia brasileira. No dia 7 de setembro, rugiu forte, apontou o ministro Alexandre de Moraes como o grande inimigo do país, e mandou que ele saísse do cargo.
Só que deu ruim para o presidente. Até os políticos que concordam com ele disseram que ele tinha errado o tom e o conteúdo das falas. Um político que o apoia disse que ele estava descontrolado. Um general me disse que Bolsonaro estava liderando o país para a anarquia. Tudo isso escrevi aqui nesse blog, avaliando que ao fim daquele triste 7 de setembro Bolsonaro estava mais fraco e isolado com a sua bolha.
Que ele recuaria estava escrito no roteiro, como lembrou Álvaro Gribel, no texto abaixo. E ele recuou totalmente tentando apagar o que o país viu e ouviu. Um experiente político tinha me dito na terça-feira ao fim do dia o seguinte: “ele está mais com a cara de frouxo do que de valente.” E argumentou que ele estava perdido, com medo e que não tinha agregado nada. “Ele continua se isolando com os seus radicais”.
O que ele não esperava era a reação tão forte do STF. O ministro Luiz Fux foi de impressionante firmeza, no que falou, e no tom na quarta-feira. Direto, altivo e dando nomes aos bois. Nesta quinta-feira, o ministro Luis Barroso foi ainda mais claro e forte na defesa do processo eleitoral. Bolsonaro estava acostumado a reações fracas. Um ministro do Supremo havia me dito o seguinte: “não vamos afinar.” De fato, não afinaram.
Isso deixou Bolsonaro num beco sem saída. Políticos de centro falando cada vez mais em impeachment, o STF o encarou e pagou pra ver. Muita gente do seu entorno disse que ele havia errado no tom. A bolsa caiu, o dólar subiu num país com uma inflação chegando a 10%. Na área econômica, houve desolação porque ficou claro que a agenda econômica não andaria e, pior, o Orçamento como foi enviado não fecha. É preciso de um ambiente de negociação.
Foi assim que ele pediu socorro ao ex-presidente Michel Temer, mandou o avião buscá-lo. Temer é grande missivista, como se sabe. E é claramente dele o estilo da carta de Bolsonaro. “Reiteiro meu respeito pelas instituições da República” ou “em que pesem suas qualidades como jurista e professor.” Nada disso pertence ao palavrório vulgar de Jair Bolsonaro.

Bolsonaro mudou o tom porque perdeu a aposta que fez esta semana. Ele quis um golpe e produziu um fiasco. Ele tentará de novo porque é da sua natureza, mas é bom sempre lembrar que tudo o que ele fez, a campanha ordinária contra a democracia, os comícios e motociatas, foi financiado com o seu, o meu, o nosso dinheiro. Ele usa os nossos impostos para praticar crime contra a democracia. Uma carta recuando não o absolve.

Um comentário: