sábado, 4 de setembro de 2021

A CEGONHA DA ALSÁCIA


Esse pássaro sagrado e amuleto da sorte é o símbolo emblemático da Alsácia. Ocupa um lugar tradicional na vida local da região.

Houve um tempo em que ver uma cegonha, na Alsácia, era raro. Um tempo ameaçado pela extinção, nessa região, do grande pássaro de pernas longas e bico comprido.
Atualmente, a cada primavera, as cegonhas retornam sobre os campanários e os telhados das grandes e pequenas cidades alsacianas.

A cegonha é um animal lendário. De acordo com a crença popular, esse pássaro é símbolo de honestidade e de fertilidade. Ele aninhava-se somente sobre o telhado de uma casa de um proprietário correto e justo.
Seu retorno ao território Alsaciano anuncia que os lindos dias da primavera estão próximos, a natureza vai renascer, refletindo o nascimento de um bebê que irá chegar.



AS CEGONHAS SÃO ATRAÍDAS PELA RIQUEZA NATURAL DA ALSÁCIA
São animais migratórios que retornam todos os anos a essa região para ali fazerem seus ninhos. Vivem por lá há séculos e são classificados como “ espécies patrimoniais”. Além da grande natureza favorável à sua necessidade alimentar e à sua existência, são igualmente bem acolhidos pelos alsacianos. Alguns instalam sobre seu telhado uma base sólida para os incitar a ali instalar seu ninho.
Pôde-se ver, igualmente, os ninhos sobre as chaminés das casas, telhados muito elevados, torres e campanários das igrejas.
As cegonhas contam com uma proteção total sobre o território e pertencem às espécies protegidas, desde 1976, pela lei francesa.


O TRISTE DESAPARECIMENTO DAS CEGONHAS NA ALSÁCIA
No passado, via-se frequentemente cegonhas nas ilustrações.
Venerada pelos alsacianos, na idade média a chegada do primeiro casal de cegonhas na cidade era anunciada ao som de trombeta!
Ainda hoje, a crença popular lhe atribui o dom de trazer sorte à casa onde ela faz o seu ninho e de protegê-la contra a tempestade.
Para a jovem que vê o pássaro de pernas longas andar na sua direção, é um sinal da proximidade de seu noivado.
Para as crianças de Strasbourg, as mães de família contam que as cegonhas lhes trazem irmãozinhos, vindas pelos ares.
Com o passar do tempo, constatava-se que os velhos ninhos permaneciam tristemente desocupados, vazios.
Em 1960, contava-se com 148 casais de cegonhas.
Não eram mais do que 9 casais em 1974.
As cegonhas migrantes eram frequentemente vítimas:
. De eletrocução devidas às linhas de alta tensão
. Da seca no Sahel
. Da caça intensa nos países sobrevoados
. Mas também da drenagem das zonas úmidas na Alsácia.
Era preciso fazer alguma coisa.
Em 1983, uma associação foi criada para proteger as cegonhas:
l’ APRECIAL ( Associação para a Proteção e a Reintrodução das Cegonhas na Alsácia Lorena). Centros de reintrodução das cegonhas foram estabelecidos em vários lugares da região.
Em 2009, encontrava-se na Alsácia 450 casais de cegonhas, depois 600 em 2012. Em 2017, a população desse pássaro estava calculada a 850 casais, correspondendo ao nível do século XIX.
INSTALAÇÃO DE PLATAFORMAS PARA AJUDAR A FORMAÇÃO DE UM NINHO
As cegonhas apreciam a altura. Para ajudá-las a formar seus ninhos, vários habitantes instalam uma plataforma redonda sobre um mastro alto ou um telhado. A 5 metros do solo e sobre um terreno sem proximidade de árvores. Para que as aterrissagens e os vôos chegando e partindo dos ninhos sejam facilitados. Mas também por razão de segurança quanto a possíveis predadores. A presença de galhos próximos ao ninho pode facilitar o acesso aos ovos e aos recém - nascidos. É preciso, portanto, evitar a presença de árvores de uma altura igual ou superior à do ninho, em torno dele.
Se você já esteve na Alsácia, deve ter observado essas plataformas contendo grandes ninhos de cegonhas! Fotografá-los é uma das distrações dos que visitam a região.

Fonte: sites da web, traduzidos e adaptados por Carminha Graça Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário