quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

PALPITES PARA O CENTRO HISTÓRICO


Numa sociedade que ainda não aprendeu a viver sem carro nem por um dia, o problema que se arrasta há décadas é a falta de estacionamento no Santo Antônio para visitantes como para moradores. Este aliás foi o maior empecilho ao projeto de shopping a céu aberto de certa colunável carioca. Então porque a prefeitura não elabora um grande, belo e arrojado projeto? Poderia usar o espaço do posto de saúde da Ladeira do Aquidabã, monstrengo construído na marra nos anos 80. Abocanhando parte do terreno ora pertencendo à IURD – estamos todos profundamente convencidos do humanismo e da generosidade do Edir Macedo, dono do pedaço, a bem da comunidade – haveria amplo espaço para algumas centenas de carros. O posto de saúde seria trasladado para o outro lado da rua, no antigo casarão de oitão que precisa de restauro em caráter emergencial.

De repente nasce assim a esperança de, pelo menos nos fins de semana, podermos usar das ruas principais do Santo Antônio como exclusivo espaço pedestre, desde o Largo do Carmo até o Forte da Capoeira, desejo da grande maioria dos moradores, sem esquecer uma banda aos domingos no velho coreto do Largo. Alô, Fred Dantas!

Me permitam outro palpite: um trenzinho elétrico desde a Praça Municipal até o Largo de Santo Antônio, já que os ônibus normais não contemplam este trecho. Com pontos fixos de embarque e desembarque, e prioridade absoluta para idosos e deficientes físicos. Daria conforto e segurança, especialmente na famigerada Ladeira do Carmo, onde os assaltos são constantes sem que a polícia resolva atuar de forma eficaz. Nos anos 90 houve uma tentativa de transporte com este perfil, mas alguns guias de turismo tomaram conta dos carrinhos para proveito pessoal, matando a galinha dos ovos de ouro.

Existe com frequência embate entre donos de imóveis e IPHAN. Porque não criar um balcão especifico deste órgão federal no centro histórico para tratar exclusivamente dos assuntos referentes ao dito bairro? Este órgão precisa ser acessível e estabelecer um diálogo constante e sem burocracia com o público em vez de ficar na sua torre de marfim onde ninguém sabe o que está acontecendo.  O Solar Berquô não pode continuar se comportando como tem feito durante duas décadas. Depois de um superintendente deslumbrado com colunáveis e outro a serviço da prefeitura, nosso patrimônio precisa de novas estratégias antes que seja tarde.

Apesar de minhas repetidas restrições, devo parabenizar o IPHAN pela recuperação da Biblioteca Anísio Teixeira na esquina da Avenida Sete e Largo de São Bento. Por um triz íamos perder esta joia da arquitetura eclética. Agora, mãos à obra para o ressuscitar o antigo hotel São Bento e este pedaço da memória da Bahia será totalmente salvo!

Dimitri Ganzelevitch

A Tarde, sábado 4 fevereiro 2023

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário