quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

DISCUTINDO O PATRIMÔNIO

 Convidados discutem formas de se preservar o DF como patrimônio cultural

Representantes do Iphan, das escolas privadas da capital federal e da cultura do DF, os participantes do terceiro painel destacaram que cultura e educação são essenciais para que a preservação ocorra

Arthur de Souza

·          

        (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O terceiro painel do evento Entre os Eixos do DF, seminário promovido pelo Correio Braziliense nesta segunda-feira (30/1), teve como tema "Brasília na preservação cultural, educacional e sustentável". No debate entre os convidados, foi discutido como a cultura e a educação podem contribuir com a manutenção do título da Unesco.

Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass foi questionado pela jornalista Ana Maria Campos sobre o olhar que ele terá para Brasília, como gestor do órgão. Ele afirmou que vai fazer aquilo que for bom para a cidade. “Uma das nossas missões é tirar o estigma de que o Iphan é somente um órgão fiscalizador. A gente quer que o patrimônio cultural não seja um obstáculo, mas sim uma oportunidade para o desenvolvimento do DF”, ressaltou Grass.·      

Um dos questionamentos feitos a Ana Elisa Dumont Scussel, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF), foi se existe algum projeto, nas escolas privadas, que mostre que a cultura é fundamental para que se possa conhecer a história de Brasília. “Dentro da Geografia e da História, temos conteúdos sobre o DF, estudando a fundação do DF e o patrimônio (cultural)”, detalhou ela. “Cada escola tem a liberdade de criar, dentro do extra curricular, formas de valorizar esse patrimônio”, acrescentou Ana Elisa.

Secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues utilizou seu espaço de fala para concordar com o que foi exposto pelos outros convidados. “A educação e a preservação do patrimônio andam de mãos dadas. São entidades que caminham juntas”, destacou o gestor.

O evento

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais (Facebook, Twitter e YouTube), o Correio Braziliense está promovendo o Entre os Eixos do DF. O evento reúne representantes do governo, políticos e empresários de diferentes setores para debater temas relacionados à economia, sustentabilidade e qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário