Conheça a Trajetória da Rainha das Curvas na Arquitetura
Mulher e árabe naturalizada britânica, Zaha Hadid é um exemplo para todas as arquitetas que buscam um espaço no mercado.
Zaha Hadid nasceu na cidade de Bagdá, no Iraque, e tem seu nome reconhecido e aclamado mundialmente por conta de seu design não linear, desconstrutivista, acompanhado de curvas, formas e perspectivas, sempre se inspirando na natureza.
Ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker, a maior premiação da arquitetura internacional, e também a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.
Zaha Hadid faleceu precocemente, em 2016, aos 65 anos, e deixou um legado espetacular no mundo arquitetônico. Conheça suas obras e sua importante atuação na arquitetura moderna.
Qual estilo arquitetônico de Zaha Hadid?
Zaha Hadid ficou reconhecida mundialmente por conta de seu design não linear, desconstrutivista, acompanhado de curvas, formas e perspectivas inspiradas na natureza.
Breve biografia de Zaha Hadid
Zaha Hadid nasceu no dia 31 de outubro de 1950, na cidade de Bagdá, no Iraque, e construiu um importante legado na arquitetura com grandes obras espalhadas pelo mundo, marcadas pelas curvas e traços orgânicos.
A primeira formação de Zaha Hadid foi a de matemática, na Universidade Americana de Beirute, no Líbano.
Porém, foi no ano de 1972, quando tinha 22 anos, que Zaha Hadid começou a entrar de cabeça no mundo da arquitetura, se matriculando na renomada Architectural Association School of Architecture’s, em Londres.
Lá, Zaha Hadid teve a oportunidade de conhecer dois professores com quem trabalhou posteriormente e foram fundamentais, principalmente para os primeiros passos da arquiteta na profissão: Rem Koolhaas e Elia Zenghelis.
Eles foram tão marcantes que, em seu discurso na premiação do Pritzker, em 2004, Zaha Hadid prestou homenagem aos dois profissionais:
o entendimento e o entusiasmo deles pela arquitetura acenderam minha ambição, e o encorajamento deles me ensinou a confiar até nas minhas intuições mais estranhas.
– Zaha Hadid
Parceria com seus mestres
Zaha Hadid trabalhou durante um período no conceituado estúdio de análise cultural e arquitetura, Office for Metropolitan Architecture, fundado por seus professores citados no discurso da premiação.
A parceria entre os três durou entre 1977 e 1981, e foi uma etapa bastante frutífera na formação de Zaha Hadid.
Entre os trabalhos desenvolvidos pelo trio, o destaque vai para o projeto de ampliação do Parlamento Holandês, no final da década de 70, elaborado com a combinação de ideias de cada um dos profissionais, mas que se integravam em sua totalidade.
MAIS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário