sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A FAMIGLIA DE MADURO

Família de Maduro 

é investigada 

por desvio de 

R$ 4,9 bilhões

Resultado de imagem para fotos de maduro

O funcionário de um banco suíço declarou, em delação premiada, que lavou recursos de membros da família do presidente


Edelação premiada nos EUA, funcionário de banco suíço apontou que lavou recursos de membros da elite chavista. Esquema usou mercado de câmbio venezuelano para saquear cofres de estatal de petróleo. Integrantes da família do presidente venezuelano Nicolás Maduro são investigados nos EUA por suspeita de participação em um esquema que desviou até 1,2 bilhão de dólares (R$ 4,9 bilhões) da estatal de petróleo PSVSA.

Segundo documentos do Departamento de Justiça dos EUA, o esquema usava o mercado negro de câmbio, a estatal e um banco suíço. As investigações ganharam força nesta semana após um banqueiro de nacionalidade alemã fechar um acordo de delação premiada com as autoridades americanas.O banqueiro foi identificado como Matthias Krull, que foi preso na Flórida em julho. Ele trabalhava para a filial panamenha do banco suíço Julius Baer e indiciou que tinha como clientes três enteados de Maduro, Yoswal, Yosser e Walter Flores, filhos da primeira-dama Cilia Flores.De acordo com as investigações, o esquema funcionava usando as duas taxas de câmbio da Venezuela que vigoraram até esta semana. Os participantes trocavam dólares no esquema paralelo, em que a cotação era muito mais alta. Depois, pagando subornos ou contando com a participação de membros do governo, eles compravam novamente dólares usando a cotação oficial, que tinha valores artificiais mais baixos.
Maduro ao lado de Cilia Flores. Filhos da primeira-dama são suspeitos de embolsarem 184 milhões de dólares de esquema.Maduro ao lado de Cilia Flores. Filhos da primeira-dama são suspeitos de embolsarem 184 milhões de dólares de esquema.
Segundo as investigações, isso permitiu que, em 2014, um participante do esquema usasse 10 milhões de dólares para comprar 600 milhões de bolívares no mercado paralelo. À época, a cotação não oficial era de um dólar para 60 bolívares. Em seguida, com acesso à cotação oficial, que era de apenas 1 dólar por 6 bolívares, o mesmo individuo conseguiu transformar seus 10 milhões em 100 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário