terça-feira, 28 de agosto de 2018

HILMA AF KLINT

   Hilma af Klint 
SolnaEstocolmo 26 de outubro de 1862 - DanderydEstocolmo 21 de outubro de 1944) foi uma artista sueca e pioneira do abstracionismo. af Klint frequentou a Real Academia de Belas Artes, principal centro de educação artística da capital sueca, mas logo se distanciou do seu treino acadêmico para pintar mundos invisíveis, influenciada por movimentos espirituais como o Rosa-cruz, a Teosofia e, mais tarde, a Antroposofia. 

Resultado de imagem para FOTOS DE Hilma af KlintEla integrou o “As cinco”, grupo artístico composto por artistas mulheres que acreditavam ser conduzidas por espíritos elevados que desejavam se comunicar por meio de imagens e já experimentavam desde o final do século 19 a escrita e o desenho automático, antecipando as estratégias surrealistas em mais de 30 anos. 

Resultado de imagem para FOTOS DE Hilma af Klint

Em 1906 desenvolveu imagens abstratas, muito antes de alguns dos mais célebres artistas associados ao movimento da Arte Abstracta como o Wassily KandinskyPiet Mondrian e Kazimir Malevich


Resultado de imagem para FOTOS DE Hilma af Klint




O trabalho da Hilma af Klint não é uma pura abstração da cor e da forma por si só, mas antes um retrato do que não é visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário