sexta-feira, 31 de agosto de 2018

É ESTRANHO...

Resultado de imagem para Conceição Evaristo fotos

É estranho - mas eu não estranho - Conceição Evaristo e seguidores desejarem tanto a Academia. Isto porque a Academia representa aquilo que a autora mineira e seus asseclas abominam. Representam o veículo da história oficial, do cânone, algo como a Rede Globo para a Mídia Ninja. 
Veículos alternativos vêm sendo criados pelos marginalizados para dar uma lição a essa turma centralizadora, canônica etc. E Evaristo querendo ingressar na Academia! Naquilo que há de mais desacreditado e ultrapassado na cultura do país. 
Hoje em dia pega mal ser da ABL. É vergonhoso. E velho - no sentido pejorativo do termo. 
Mas o pior para mim está na incoerência dessa turma revoltada com a ausência de Evaristo na Academia. Uma turma que tanto proclama, com imenso orgulho, um caminho alternativo.
Outra coisa: segundo a Folha de São Paulo, a autora não moveu uma palha para sentar na cadeira deixada por Nelson Pereira dos Santos. 

E sabemos bem que há mil protocolos e bajulações para que um candidato se torne, de fato, um candidato. Visita a acadêmicos, carta pedindo humildemente um voto, presentes etc. Sem isso, nem o Guimarães Rosa teria ingressado.
HENRIQUE WAGNER

Nenhum comentário:

Postar um comentário