quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

.LASCIA CH´IO PIANGA

TRÊS INTERPRETAÇÕES DESTA FAMOSA ÁRIA DE HAENDEL




Patricia Petibon et le Venice Baroque Orchestra (Lisbonne 2011).


A ópera Rinaldo (1711) foi a primeira de Georg Friedrich Händel composta para Londres, como também a primeira ópera “italiana” feita especificamente para os palcos londrinos. O libreto de Giacomo Rossi foi adaptado de um esboço de Aaron Hill do poema épico La Gerusalemme Liberata de Torquato Tasso, uma narração extremamente bem elaborada sobre a Primeira Cruzada Cristã. Após a estréia e o sucesso de Rinaldo, esse tema influenciou várias outras obras durante o século XVIII. 



John Suchet (12 anos)


A jovem Almirena havia sido seqüestrada pela feiticeira Armida, através de uma nuvem cheia de monstros, na presença de Rinaldo, durante um encontro idílico e romântico (Ato I). Na cena desse recitativo e ária, a jovem encontra-se em um jardim do palácio encantado da feiticeira e lamenta o seu destino. O rei Argante, amante de Armida, declara o seu amor à jovem, mas ela não lhe dá esperanças. Só quer lamentar seu triste destino e almejar a liberdade. O rei, então comovido, promete ajudar a libertá-la. 



Farinelli é um filme de drama biográfico ítalo-franco-belga de 1994 dirigido por Gérard Corbiau. Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 1995, representando a Bélgica.
No filme, o ator Stefano Dionisi, que interpreta o protagonista, é dublado nas partes cantadas. Para reproduzir a particularíssima voz de um castrato, foram gravadas em separado e depois mixadas eletronicamente, as vozes da soprano polonesa Ewa Małas-Godlewska e do contratenor americano Derek Lee Ragin. Apenas em Lascia ch'io pianga, de George Frideric Handel, a voz é de Małas-Godlewska, apenas, sem mixagem.

philippe jaroussky


Armida, sem misericórdia! Tiraste-me do meu querido céu, para minha tristeza! E aqui, em dor eterna, manténs-me viva em tormento eterno! Ah, Senhor! Piedade! Deixe-me chorar. Deixe-me chorar o meu cruel destino  E almejar a liberdade! E possa a dor, quebrar as cadeias do meu sofrimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário