“Bloco do Tombo”: servidores do Iphan pulam carnaval e ‘declaram’ virilha de alto funcionário “patrimônio” do país
“Fantasia” de carnaval de assessor do Presidente do Iphan em bloco carnavalesco formado pelo seu gabinete ridiculariza o órgão em meio a uma de suas maiores crises
Patrimônios nacionais a perigo. Fazendas do século XVIII sendo demolidas por empreiteiras. Igrejas barrocas caindo. Tetos de bens tombados que desabam matando e ferindo pessoas. No Rio, a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens perece enquanto, mesmo condenado pela justiça, o Iphan enrola para realizar as obras, o Solar do Visconde de São Lourenço vira estacionamento depois de ser criminosamente incendiado possivelmente pelos próprios donos sem qualquer consequência. Poucos e abnegados servidores levam um órgão nas costas sem efetivo suficiente e sem ferramentas que possibilitem resultados reais à sua fiscalização. Não são mais feitas vistorias freqüentes para saber como andam os bens integrados nas igrejas tombadas – ou seja, uma porta aberta para o furto de peças sacras, e as igrejas são vendidas aos pedaços. O órgão não contrata mais arquitetos especializados para não pagar o salário que merecem e vem colocando outros profissionais sem formação alguma para cuidar do patrimônio brasileiro.
O cenário atual, portanto, inspira….o desfile de um Bloco de Carnaval do órgão. É isso mesmo. O Instagram de um assessor direto do presidente do órgão Leandro Grass mostra a grande festa da equipe de Brasília – afinal, a cidade de JK não tem uma grande história pra cuidar mesmo – no carnaval, com a festa momesca dos altos funcionários do Iohan. A equipe do político – derrotado nas eleiçôes de governador do Distrito Federal – aproveitou o dia de ontem para declarar “patrimônios” os genitais e a virilha de Caio Leal de Araújo, assessor especial de Grass, que aceitou, de bom grado. Caio é Assessor da Presidência e especialista em Ciência Política formado pela UnB. Mas parece ter lhe faltado um curso de timing e noções de liturgia do cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário