quarta-feira, 19 de março de 2025

SACANAGEM!

Terreno doado em 2012 para universidade na Bahia é tomado de volta por prefeitura e vai virar supermercado


UFRB expressou indignação com a decisão da Câmara, que pode comprometer a instalação do campus no município  |  Divulgação


A Câmara Municipal de Santo Amaro revogou, na última quarta-feira (12), a doação de um terreno de 60 mil metros quadrados, sede da antiga Siderúrgica Fundição Tarzan, que seria destinado à construção de um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As informações são da Folha de São Paulo.

A doação foi realizada pela prefeitura do município em 2012. No entanto, a universidade não conseguiu obter recursos para iniciar a obra do novo campus, que tinha previsão de construção em quatro anos a partir da data da doação.

A revogação para a construção de um supermercado foi aprovada com votos favoráveis de 13 dos 15 vereadores de Santo Amaro. A proposta seguiu para sanção do prefeito Flaviano Bomfim (União Brasil). 

"A prefeitura reitera sua disposição para dialogar e estudar a viabilidade da destinação de uma nova área para a UFRB, caso haja interesse e viabilidade para a implantação do campus em Santo Amaro. No entanto, o município tem pressa na geração de empregos e no fortalecimento da economia", justificou em nota a prefeitura.

A UFRB viu com "profunda indignação" a decisão do Legislativo municipal.

"O ato do Chefe do Poder Executivo Municipal rompe, de maneira unilateral, este pacto [entre os governos municipal, estadual e federal], constituindo um retrocesso para a consolidação de nossa instituição neste município, uma vez que não aponta alternativas de nossa permanência em Santo Amaro", informou a Reitoria.

A vereadora Luana Carvalho (PT), única a votar contra o projeto na Câmara, disse que vai acionar a Justiça para reverter a decisão. Segundo ela, a votação infringiu o regimento da Câmara, já que o projeto foi disponibilizado apenas no momento da votação.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.-Por esta e outras é que a outrora bela cidade de Santo Amaro entrou em total decadência cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário