terça-feira, 22 de dezembro de 2020

LES DEMOISELLES D´AVIGNON

 


AS MULHERES D’AVIGNON 

E O NOVO MoMA


Após reforma que custou 450 milhões de dólares, o Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA abriu suas portas ao público com um espaço 30 % maior, ganhando 3.600m2 de área expositiva. O museu passa a destacar mais a sua própria coleção, prometendo renovar um terço das obras a cada seis meses, para que o público conheça obras que nunca foram mostradas. Entretanto, as principais obras do acervo continuam sendo expostas como, por exemplo, “A noite estrelada” de Vicente Van Gogh, “Mulheres de Avignon” de Pablo Picasso, “As ninfeias” de Claude Monet, além das obras de Auguste Rodin, Paul Cézanne, Henri Matisse, James, Paul Gauguin, Georges Seurat, Edvard Munch, etc.
Os andares do museu continuam organizados de forma cronológica, mas a nova forma de exibição será de maneira interdisciplinar. Assim, “Les Demoiselles d'Avignon" (As mulheres d’Avignon) mudou de lugar, agora está em frente ao quadro “American People Séries #20:Die” da afro-americana Faith Ringgold. Essa ligação entre os dois artistas só deve ser entendida por quem conhece história da arte e sabe da influência africana na obra de Picasso.
Esse quadro de Picasso é muito importante por ser considerado o protótipo do cubismo. “Les Demoiselles d'Avignon" (1907) levou nove meses para ser feito, vindo a se tornar uma das obras responsáveis por revolucionar a história da arte. Ela é o marco, portanto, do início dos experimentos com a linguagem cubista. Mas esta revolucionária obra não foi inicialmente compreendida, um novo estilo onde corpos possuem formas geométricas. O primeiro título que o quadro recebeu foi “Bordel Filosófico”, porque a cena tem como inspiração o interior de um bordel da Rua Avignon, na cidade de Barcelona, local frequentado por Picasso e seus amigos. Os corpos apresentam linhas irregulares e quebradas. São figuras dessemelhantes, só tendo em comum a nudez. Suas formas são definidas por contornos.
Estão presentes cinco personagens na composição, todas nuas, com seus corpos cinzelados rudimentarmente e com seus rostos esquemáticos. O uso de máscaras na composição demonstra uma clara influência da arte africana sobre o pintor. Les Demoiselles d'Avignon é uma das composições mais famosas de Picasso, principalmente por mostrar uma maneira diferente de retratar a realidade. Observação: Picasso, a princípio, pensou em incluir na composição duas figuras masculinas: um estudante e um marinheiro, que comiam (ops) na companhia das mulheres. O MoMA adquiriu essa pintura em 1939. (Foto: esse jornalista admirando a pintura de Picasso).
 
Texto de Litieri C. Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário