domingo, 13 de dezembro de 2020

O SOBRINHO DE AMÁLIA

Gaspar Varela, 15 anos. O talento e a dedicação do prodígio que conheceu Nova Iorque pela mão de Madonna



Gaspar Varela tinha sete anos quando quis aprender a tocar guitarra portuguesa. Pode parecer precoce, o chamamento, mas explicar-se-á pelo facto de o garoto, agora adolescente, ter nascido numa família especialmente musical. Bisneto de Celeste Rodrigues (a quem, nesta entrevista, se refere sempre como “avó”), desde cedo sentiu “o bichinho”. A dias de um concerto especial no Lux, no qual se fará acompanhar pelo saxofonista Ricardo Toscano e dois convidados surpresa, Gaspar Varela contou-nos como tudo começou. “Desde que me lembro que sempre quis aprender a tocar guitarra, para poder acompanhar a minha avó”. A orientá-lo nesta missão está, até aos dias de hoje, o seu mestre: o guitarrista Paulo Parreira, com quem continua a tocar semanalmente. “É um dos melhores guitarristas que há no fado”, apresenta. “Conheci-o uma vez que fui ao Senhor Vinho”, recorda, referindo-se à casa de fados lisboeta. “Andava à procura de um professor de guitarra, a Gisela João estava lá a cantar e disse-me: 'olha, o Paulo dá aulas, eu apresento-vos'. Apresentou e, uma semana depois, já estava a ter aulas com ele”. Que idade tinha?, queremos confirmar. “Foi há oito anos”, responde com timidez o miúdo de 15 anos, que no final do ano passado lançou “Gaspar”, o seu primeiro álbum




ENTREVISTA

 https://www.youtube.com/watch?v=ekTN0TatSnU

Nenhum comentário:

Postar um comentário