terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

GOURMET, VOCÊ AGUENTA?


 As duas palavras mais desgastadas em matéria de comida são “Gourmet” e “Chefe”.                                                                                                       Hoje, quem frita dois ovos salpicados com gengibre e cobre com queijo prato, já ganha o título de “Chefe”. Não existe mais cozinheiro. 

E quem senta duas vezes no mesmo mês no Fasano e no Mistura será automaticamente considerado “gourmet”. Mesmo se acompanhar a refeição com Coca Diet.

Ninguém aguenta!

&&&&&&&&&&&&&&&&


 

Uma triste notícia: O Mini-Cacique, templo da colunaria caseira da Rua Rui Barbosa, em Salvador, foi mais uma vítima da pandemia. 

Lembraremos com saudade do cosido, da moqueca de arraia e da rabada das terças-feiras. Os endereços de cozinha baiana tradicional vão desaparecendo. 

Estamos de luto.


&&&&&&&&&&&&&

 

Dia desses fui a dermatologista, perto da reitoria. Como era hora do rango a doutora me sugeriu a comida a quilo da Garagem, perto da Escola de Teatro. Paguei R$42 para uma refeição pastosa, triste. Tentei compensar com uma fatia de bolo de chocolate. 

Só me livrei do dessabor com um bom café expresso no Cafelier, perto de minha casa, no Santo Antônio.


 &&&&&&&&&&&&&&&


A antiga Padaria do Terreiro de Jesus agora é restaurante. Com um amigo fomos provar a moqueca de peixe. Generosa, correta, mas não inesquecível.


 &&&&&&&&&&&&&&&


Já no CGC Gourmet da Praça da Sé, não resisti a língua. Porção para uma pessoa muito bem servida. Dá e sobra. Feijão bem gostoso. 

Pena as fatias exageradamente finas que anulam a textura da carne. Quanto ao vinagre, realmente não entendi. Matou totalmente o sabor. Sai decepcionado.


&&&&&&&&&&&&&&&


 

Odeio shoppings. Mas fui obrigado a mergulhar no Barra para brigar no balcão da Oi! que é realmente uma droga. Procurei uma impressora para acoplar a meu computador, mas não achei. 

A fome batendo, parei num balcão entre as Lojas Americanas e os elevadores. Cafeteria Gourmet. Pedi uma quiche de espinafre e ricota que estava com aspecto convidativo. 

Surpresa! Absolutamente deliciosa. Massa podre, perfeita. Recheio equilibrado, tempero no ponto certo. Não resisti a uma segunda. A moça que me atendeu informou que se trata de produção da casa. 

Voltarei com certeza!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário