quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

SOBRE LUCHINO VISCONTI

 

A lição de como estimular o ódio por Luchino Visconti

'Os Deuses Malditos', obra-prima do diretor italiano que foi um marxista assumido, pode ser revisitado no feriado de Semana Santa para reativar a memória histórica sobre o início da força estratégica dos nazistas com a aliança com os grandes empresários da alta burguesia





O filme é uma obra prima e não apenas do cinema italiano. Foi produzido numa era de esplendor artístico e político da Itália, em um pós guerra que se prolongava em vigor e festa. Desde a velha Bolonha rossa dos telhados vermelhos com tijolos aparentes - e do governo do Partido Italiano Comunista -, aos anos dourados de Cinecittá, em Roma, com seus filmes extraordinários para o deleite dos cinéfilos dos quatro cantos do mundo. O país era uma grande celebração da produção artística da época.

Foi nessa atmosfera radiante que o nobre e rico milanês Luchino Visconti di Modroni, Conde de Lonate Pozzolo, viveu e trabalhou, consolidando a legenda de um dos mais importantes diretores do cinema, autor de filmes e também de óperas e produções de teatro até a sua morte, em 1976, aos 70 anos de idade.

Em 1969, ele filmou La Caduta degli Dei ou Gotterdammerung – títulos europeus –, ou The Damned, título para o mercado americano. Os Deuses Malditos foi produzido entre O Leopardo e Morte em Veneza e faz parte da sua trilogia alemã com Morte em Veneza e Ludwig. É um suntuoso réquiem anunciando o fim de uma certa Europa. Uma epopeia na qual se canta a decadência de uma classe social sem que o vazio do seu lugar seja ocupado por outra, produtiva, livre e dona de si mesma.

Visconti se encontrava no ápice do prestígio e força criadora quando filmou esse grande afresco onde retrata, em tons wagnerianos, a aliança que se iniciava entre a alta burguesia germânica da época e a política nazista de Hitler; e a convivência, no começo, e a conivência, logo em seguida, do alto empresariado, no caso os industriais do aço, com a violência dos SS que faziam o suporte político para o fuhrer através da brutalidade e truculência física.

O filme capta quando o ovo da serpente do nazismo se parte e começa a dar os primeiros frutos perversos. No plano histórico, a ascensão do nazismo; no desenho particular do roteiro, a decadência moral da família von Essenbach - o símbolo que remete à família Krupp.

Interligando um esboço ao outro, os roteiristas Nicola Badalucco e Enrico Medioli, em companhia de Visconti, criaram o personagem do oficial da SS Aschenbach, símbolo da nova Alemanha que nasce a partir do incêndio do Reichstag.  É Aschenbach quem anuncia o fim da República de Weimar dizendo, à mesa de jantar familial: ’’Antes que as chamas do Reichstag estejam extintas, os homens da velha Alemanha estarão, nesta noite, reduzidos a cinzas ".

O filme começa aí, com a primeira de uma trilogia de sequências longas e majestosas ao longo da narrativa, durante o suntuoso jantar da família de industriais presidido pelo idoso patriarca Joachim Essenbach, o símbolo da velha Alemanha. Logo ele sucumbirá.

Todos os personagens/símbolos estão presentes e são apresentados ao espectador de modo quase didático. O tom é operístico; trata-se de um filme/ópera antinazista no qual o cineasta utiliza memoráveis movimentos com lentes zoom que começava a experimentar então, e travellings memoráveis construindo os painéis desejados. A colaboração excepcional vem da música de Maurice Jarre, da fotografia da dupla Pasqualino Di Santis e Armando Nanuzzi e dos figurinos do mestre Piero Tosi.

Essa história da queda dos deuses – os ultra ricos ‘’impunes’’ ou os que se encontram acima do bem e do mal, como o diretor se referiu aos seus personagens - se baseia nas lembranças que Visconti guardara da temporada que passara na Alemanha, durante os anos 30.

Os Deuses Malditos é uma aula magna da manipulação e de como, através dela, se estimula o ódio para canalizá-lo para a vida política de um país – e é este o motivo de sugerirmos sua visão neste momento sombrio do Brasil que se encontra sob semelhante ameaça do que ocorreu, no começo, na Alemanha nazi-fascista.

Dentro desse contexto, a fita se desenvolve, retratando, em dois planos, as situações que se interligam: a decadência da família Essenbach (metáfora da família Krupp) e a ascensão do nazismo. A fita é centrada, objetivamente, na tragédia familiar enquanto o nazismo é o elemento simbólico e opressivo - encarnado na pessoa de Aschenbach.

Um dos momentos em que o enredo foge do plano pessoal para o histórico relembra a chamada Noite dos longos punhais quando Roehm, o rival que se insinuava a Hitler e as milícias dos SA são massacrados. Trata-se da segunda longa sequência, impressionante, do filme. A terceira, a final, é a do casamento de Sofia Essenbach (Ingrid Thulin) com o plebeu Friedrich Bruckman (Dirk Bogarde) quando Martin Essenbach (Helmut Berger) assume o poder; ele é o outro símbolo da Alemanha nazista que se consuma e vai se consomir na força do fogo.  

Visconti é claro: a responsabilidade da chegada do nazismo ao poder, sobretudo, é daqueles que o apoiaram financeiramente. “Somos uma elite à qual tudo é permitido’’, diz um Essenbach.

Alguma semelhança com o que ocorre no Brasil?

Outra crítica do filme e que nos diz respeito, aqui, hoje, e de perto: a noção ingênua de comunistas e liberais da época de que o nazismo seria uma farsa e não se sustentaria no poder por muito tempo.

Mas há as falas de Aschenbach: “A aparência de legalidade sempre pode ser útil. E quando os protestos vierem será tarde; eles não servirão para nada. ’’ Outro alerta para o Brasil de hoje onde se semeia o ódio e se colhe assassinatos?

‘’Você possui uma coisa extraordinária. E este ódio novo que traz dentro de si, ’’ diz o SS ao jovem Martin Essenbach. ‘’É um potencial de energia e fúria importante demais para ser desperdiçado em vinganças particulares. ’’

A execução, no centro de grande cidade brasileira, da vereadora Marielle Franco; o massacre recente de jovens, na cidade de Maricá; os atentados à caravana do ex-presidente Lula, no Sul, o sem-número de assassinatos de moradores de favelas e periferias dos principais centros, todos os eventos mostram como esse ‘’potencial’’, aqui, já é uma realidade. Nas milícias que atuam cada vez mais ousadas e em grupos organizados.

Além, é claro, da fraude de uma série produzida pelo Netflix, que provocou, no primeiro dia de grande campanha de boicote nacional a essa produção, uma queda de 6% das ações da empresa. Mais uma ação de ‘’envenenamento psíquico através da doença do ressentimento, ’’ como escreveu Nietsche.

Por outro lado, no entanto, Visconti também deixa aberta uma porta de saída para este momento atual opressivo. Em entrevistas que concedeu ao longo de sua vida de marxista sempre assumido ele fala da sua convicção.

“Entre todas as interpretações do fascismo, a mais justa é aquela que considera o nazismo como o último resultado da luta de classes nas suas últimas conseqüências. (...) uma monstruosidade que, naturalmente, não pode deixar de antecipar uma evolução no sentido do socialismo".



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