sábado, 20 de fevereiro de 2021

O MILAGRE DO LAGO

JOVEM CIENTISTA RECUPERA DA POLUIÇÃO UM LAGO INTEIRO COM DEDICAÇÃO, CONHECIMENTO E TECNOLOGIA

Esta é a história de Marino, um jovem cientista nascido no Peru que mudou-se para o Japão, lugar onde gostaria de estudar. Durante toda a sua infância, Marino frequentava um lago em sua cidade natal chamado “El Cascajo”, um lugar de diversão para todos.


Depois de 20 anos morando no Japão, seu Pai contou em um telefonema, que o lago estava completamente poluído e seria tapado definitivamente, dando fim a uma das melhores lembranças de sua terra natal. Marino perguntou ao Pai o motivo desta ação, que prontamente lhe contou que o lago estava completamente tomado pela poluição. Ele não acreditou que aquele lindo lago, presente em suas melhores memórias, estava com o fim decretado, e resolveu tomar uma atitude.


NA FOTO, O LAGO EL CASCAJO TOMADO POR VEGETAÇÃO, ALGAS E LIXO

Marino então tirou férias e voltou ao Peru, para avaliar o nível dos estragos causados pela poluição desenfreada ao longo dos anos. Para a surpresa de Marino, o lago estava irreconhecível, tomado por lixo, algas e nem de longe parecia com aquele lindo lago de outrora. Foi aí que ele decidiu tomar uma atitude e transformar esta situação em uma missão de vida. Pediu ajuda as autoridades, e sem nenhuma resposta positiva, resolveu mudar a situação com suas próprias mãos.


Ele juntou suas economias, fez empréstimos e iniciou a grande missão da sua vida, mudar a situação do lago. A primeira etapa consistiu em limpar a vegetação e o lixo presente. Como o lago é muito grande, ele dividiu o espaço em 8 partes e limpou todas elas, uma por uma. Ele iniciou o trabalho de forma manual, sozinho, durante todo o dia. Aos poucos, curiosos tentavam descobrir o que estava sendo feito, e Marino explicou seu projeto a todos que perguntavam. Para a surpresa, em um dia pela manhã, diversos voluntários estavam no local de trabalho, prontos para ajudar a reverter a situação do lago e trazer esperança ao local.

A segunda etapa do projeto, consistiu em um processo chamado “Borbulhagem Micro Nano” utilizando um produto 100% orgânico, criado por Marino e sem componentes químicos, que floculavam as partículas de sujeira e as faziam “boiar” na superfície da água. Foram produzidas toneladas deste produto para cobrir todo o lago e gerar os resultados esperados.

Após este processo, era necessário filtrar este material da superfície, e para este projeto, Marino desenvolveu um filtro sustentável de argila, que mostrou alta eficiência ao propósito.

NA FOTO, A ÁGUA DO LAGO ANTES E DEPOIS DA APLICAÇÃO DO COMPOSTO ORGÂNICO CRIADO POR MARINO.

Com amor e muito trabalho, a comunidade viu a transformação do lago diante dos seus olhos, e Marino viu novamente a beleza do lago que o fez tão feliz na infância. O processo foi um sucesso e serve de referência para o processo de reversão da poluição em lagos do mundo inteiro, formando até mesmo uma lista de espera na agenda de Marino, que resolveu estender esta missão ao mundo inteiro.

Nos dias de hoje, o lago El Cascajo é cheio de vida, as aves e peixes voltaram a prosperar, pessoas voltaram a banhar-se em suas águas, e a vida tomou conta deste belo lugar outrora esquecido.

NA FOTO O LAGO EL CASCAJO ATUALMENTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário