quinta-feira, 21 de julho de 2022

PARIS, PARIS...

A ópera de Paris


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19 de julho de 1900: inauguração da primeira linha do metrô de Paris, um evento importante na História da França, pois marcou o início de um novo tipo de infraestrutura em um momento de grande progresso industrial.
A França era então um país em pleno desenvolvimento que oferecia vários meios de transporte como a carruagem puxada por cavalos, o bonde também puxado por cavalos - inaugurado em 1838 - e os automóveis que se multiplicaram na década de 1890. Podemos pensar também no transporte ferroviário urbano para os quais existiam projetos de rede na capital desde meados do século XIX e também foram considerados e discutidos várias vezes de diferentes formas, sejam projetos próximos do futuro metrô, mas também projetos mais fantasiosos (metrôs aquáticos, aéreos...). Mas nenhum desses projetos se concretizou, e a França viu-se então ultrapassada pela Inglaterra - em Londres - mas também pelos Estados Unidos - em Chicago - que abriram suas primeiras linhas de metrô respectivamente em 1863 e 1888.
O projeto do metrô foi finalmente relançado no final do século, diante da proliferação de metrôs em outros países, do aumento da população e, sobretudo, da organização paralela da Exposição Universal de 1900 e dos Jogos Olímpicos de Verão, que deveriam acomodar milhões de pessoas na capital francesa. Assumiu então a forma de uma rede ferroviária subterrânea de largura diferente da rede ferroviária, a fim de impedir qualquer passagem de uma rede para outra. Este projeto foi decidido por dois motivos principais, tanto militares para dificultar o uso do metrô por comboios inimigos, quanto políticos para garantir a independência da rede sob o controle do município parisiense.
A "ferrovia metropolitana" foi sobretudo obra de Fulgence Bienvenüe (1852-1936), um engenheiro brilhante que participou do desenvolvimento de linhas ferroviárias e obras de haussmannianas. Foi ele quem elaborou os planos a partir de 1895 - com Edmond Huet (1827-1906) - e supervisionou a construção a partir de 1898, logo após ser declarado de utilidade pública pela prefeitura da cidade. As técnicas permitiram que o metrô fosse construído em tempo relativamente curto e sem incidentes, e assim primeira linha da "Porte de Vincennes" à "Porte Maillot" foi inaugurada em 1900.
O novo meio de transporte obteve rapidamente sucesso graças à velocidade e o conforto, pelo que foi necessário aumentar não só o tráfego mas também a dimensão dos comboios que evoluíram ao longo dos anos para ganhar em eficiência e segurança. Assim, a rede estendeu-se gradualmente com dez linhas a partir de 1913, mas serviu apenas o centro de Paris e só em 1934 os subúrbios começaram a ser ligados à sua rede.
Ilustração: Fulgence Bienvenüe em frente à entrada da estação Monceau na linha 2 Porte Dauphine - Nation. Ele perdeu o braço em um acidente de trabalho em 1881.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO. - Muitas informações interessantes sobre Paris e as artes visuais são "pescadas" nas publicações de Helena Lacerda no Facebook.

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