sábado, 4 de abril de 2020

A BONECA, A PIANISTA E O SAXOFONISTA



Ela parou defronte à minha pequena galeria no primeiro andar do Mercado Modelo. Notei a bolsa pouco convencional, toda bordada, com mil penduricalhos. Cabelo negro farto, vestida sem sofisticação, entre sessenta e setenta anos. Olhou para a deliquescente boneca do Eckenberger sentada numa cadeira e deu uma gargalhada: “Todos los dias veo gente parecida con ella!”.

Estranhei e gostei do comentário. Iniciamos um diálogo que nos levaria rápido a uma viagem no tempo e no espaço. Ela era costa-riquenha, pianista e crooner de um conjunto musical regido pelo marido, saxofonista. Animavam cruzeiros, passando de navio em navio, mais tempo no mar que na terra. "Pois é... muitas das minhas passageiras são parecidas com esta. As vezes até mais caricatas".
E você. De onde é? Sou francês, mas vivo na Bahia tem mais de dez anos. Ah, você é francês! França... trabalhei muito em Paris nos anos 50...
Olhei para ela com mais atenção e arrisquei: “Alícia, no bar de La Calavados? ”.

A mulher quase desmaia. Meu Deus! Como adivinhou? Seus olhos se enchem de emoção. Porque me lembro muito bem de você, com sua voz rouca a la Nina Simone, no então famoso estabelecimento, recém aberto, perto da Avenue Georges V. Eu gostava de sua voz, de seu repertório. Gershwin, Cole Porter, Irvin Berlin...Estudante, em época de bonança, gostava de ir lá com amigos. O restaurante do primeiro andar não era para meu bolso nem com certeza tão divertido quanto a fauna que frequentava o térreo, onde todos iam para ver e serem vistos. Nos sofás que corriam ao longo das paredes, espremiam-se atores, cantores, fotógrafos e jornalistas. Modelos de Dior, Fath e Chanel vinham bebericar e fofocar desde a vizinha Avenue Montaigne. 

Com frequência se podia observar a farta cabeleira loura da deslumbrante
Coccinelle (abra o Google), primeira transexual de fama internacional que só teria, uma geração mais tarde, uma Roberta Close para competir em beleza e sensualidade. Em alternância com a pianista-cantora, um trio mexicano de mariachis, bem caraterísticos com seus imensos sombreros bordados e negros bigodes.

Alícia acabou comprando a boneca e me convidou a jantar no navio encorado no porto de Salvador. Pude assim, ouvindo ela cantar e tocar, mergulhar na Calavados de meus vinte anos. Durante alguns anos mantivemos o contato por cartas, já que computadores ainda eram desconhecidos do grande público. O casal cansou de andar por mares e continentes, comprou uma casinha na Flórida onde a boneca desrespeitosa teria espaço de destaque numa poltrona da sala.

 Um dia o saxofonista silenciou. Poucos meses depois a pianista deixou de me escrever. Em que sala, em que sótão ou galeria estará agora a perturbadora boneca?...

Dimitri Ganzelevitch
A Tarde. Sábado 4 de abril 2020
 


 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário