terça-feira, 7 de abril de 2020

RACISMO CASTIGADO

Justiça condena mulher que cometeu crime de injúria racial contra Olívia Santana

por Mari Leal

Justiça condena mulher que cometeu crime de injúria racial contra Olívia Santana

O Tribunal de Justiça da Bahia condenou pelo crime de injúria racial a ré Neilda Giroldelli, responsável por atacar a então secretária Olívia Santana durante uma festa no Hotel Catussaba em 2018.
Neilda foi condenada a 2 anos e 7 meses de reclusão, e a juíza substituiu a pena por duas restrições de direitos, que consiste em prestação de serviços a comunidade, em local a ser definido pelo juízo de execução, e limitações durante os finais de semana. A indicação do trabalho social deverá atender, preferencialmente, entidade de assistência à população afrodescendente

A outra ré, Eutalia Moraes de Araújo, aceitou a proposta do Ministério Público, para conceder cestas básicas para uma instituição e obteve a suspensão condicional por 2 anos, desde que cumpra o acordo. 

"Estou satisfeita com a punição. Quando denunciei o meu objetivo não era vingança, era justiça. Espero que essa senhora nunca mais fira ninguém como feriu a mim, naquele dia terrível. Espero que ela reflita, se reeduque e não seja mais instrumento de reprodução do racismo", declarou Olívia.

Em fevereiro de 2018, Olívia participava do evento 'Folia do Batom', a convite da vice-presidente da Federação Nacional de Automobilismo, Selma Moraes, quando uma mulher apertou a sua mão e disse que ali não era seu lugar. "Essa senhora que aparece na foto dirigiu-se a mim como se fosse me cumprimentar. Ela apertou fortemente a minha mão, ignorando meus apelos para que soltasse. Disse em tom de acusação que sou uma 'comunista' e por isso não deveria estar no Hotel Catussaba. Gritava que eu tinha que voltar para a favela", contou à época (releia aqui). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário