Jiří Kylián (Praga, 21 de março de 1947) é um dançarino e coreógrafo tcheco de dança contemporânea.
Jiří Kylián desenvolve aptidões musicais desde os nove anos de idade, no Conservatório de Praga . Uma bolsa do British Council permitiu que ele continuasse seu treinamento na Royal Ballet School, em Londres, em 1967 .
Por recomendação de seus professores, ele foi contratado como solista, em 1968, pelo Stuttgart Ballet, sob a direção de John Cranko . Nesta companhia de Stuttgart, ele conhece quem se tornará sua musa e sua esposa, a dançarina Sabine Kupferberg.
Ele também começou como coreógrafo em 1970 com Paradox. O trabalho é apreciado por John Cranko, que o encoraja a continuar e confia várias criações de 1970 a 1973 . Mas este último morreu repentinamente em junho de 1973 , durante uma viagem de volta para visitar a Estados Unidos . Este evento dramático inspira Jiří Kylián a realizar Rûckkehr ins fremde Land .
Jiří Kylián se torna, aos 28 anos, diretor artístico do Nederlands Dans Theatre (NDT), onde segue até 2004 . Com dedicação e respeito por seus intérpretes, ele organiza sua trupe em três grupos: o NDT1, o núcleo duro, o NDT2, os iniciantes, e o NDT3, os mais velhos ou com mais de quarenta anos, uma escolha rara em uma profissão em que muitas vezes é levado a se aposentar da atividade de dançarino antes dessa idade.
Coreógrafo visual e musical , seu estilo é enérgico, baseado em técnicas relativamente clássicas (denominadas estilo neoclássico), mas revisitado de maneira contemporânea. Entre suas obras mais conhecidas está Symphony of Psalms , criada em 1978, coreografada na música da Symphony of Psalms de Igor Stravinsky .
Nenhum comentário:
Postar um comentário