sábado, 25 de abril de 2020

UMA ARMA DE DOIS GUMES



O Departamento de Polícia de South Portland, no Maine, Estados Unidos, utiliza um polêmico software - denominado Geofeedia (https://twitter.com/geofeedia) - que foi desenvolvido para monitorar as postagens de mídia social em tempo real. O programa funciona identificando a localização de pessoas que publicam em plataformas de mídia social, como Twitter e Facebook. Jornais norte-americanos publicaram que o Geofeedia foi desenvolvido com apoio financeiro da CIA . 

O sistema ganhou força com a polícia que o usa para rastrear protestos e procurar sinais de perigo. Nos Estados Unidos o Geofeedia foi parar no centro de um debate nacional sobre privacidade e vigilância governamental. Recentemente, Facebook, Twitter e Instagram cortaram o acesso da Geofeedia aos dados que poderiam levar à identificação dos proprietários de suas contas. O Geofeedia permite ao usuário do software monitorar continuamente uma determinada área - tão pequena quanto um quarteirão - para o uso de frases específicas para posts em várias plataformas de mídia social através da tecnologia GPS incorporada aos smartphones. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Ele funciona agregando dados de postagens públicas, incluindo informações básicas - como local - que podem ser públicas, mesmo que algum usuário não perceba. Em Portland, a polícia tem usado o programa para procurar por palavras-chave que possam indicar um risco à segurança pública. Será que alguém lá em Brasília sabe disso? 

A utilização do software realmente é polêmica, já pensaram em rastrear e localizar - em tempo real - usuários que utilizam palavras de ordem que afrontam à Constituição Federal lá no Eixo Monumental?

Nenhum comentário:

Postar um comentário