sábado, 25 de abril de 2020
UMA ARMA DE DOIS GUMES
O Departamento de Polícia de South Portland, no Maine, Estados Unidos, utiliza um polêmico software - denominado Geofeedia (https://twitter.com/geofeedia) - que foi desenvolvido para monitorar as postagens de mídia social em tempo real. O programa funciona identificando a localização de pessoas que publicam em plataformas de mídia social, como Twitter e Facebook. Jornais norte-americanos publicaram que o Geofeedia foi desenvolvido com apoio financeiro da CIA .
O sistema ganhou força com a polícia que o usa para rastrear protestos e procurar sinais de perigo. Nos Estados Unidos o Geofeedia foi parar no centro de um debate nacional sobre privacidade e vigilância governamental. Recentemente, Facebook, Twitter e Instagram cortaram o acesso da Geofeedia aos dados que poderiam levar à identificação dos proprietários de suas contas. O Geofeedia permite ao usuário do software monitorar continuamente uma determinada área - tão pequena quanto um quarteirão - para o uso de frases específicas para posts em várias plataformas de mídia social através da tecnologia GPS incorporada aos smartphones.
Ele funciona agregando dados de postagens públicas, incluindo informações básicas - como local - que podem ser públicas, mesmo que algum usuário não perceba. Em Portland, a polícia tem usado o programa para procurar por palavras-chave que possam indicar um risco à segurança pública. Será que alguém lá em Brasília sabe disso?
A utilização do software realmente é polêmica, já pensaram em rastrear e localizar - em tempo real - usuários que utilizam palavras de ordem que afrontam à Constituição Federal lá no Eixo Monumental?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário