quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CASA UM PÁTIO

 Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em Molco na base das encosta norte do vulcão Villarrica. Situado entre a cordilheira e o lago do mesmo nome, o terreno é caracterizado por sua vegetação densa e nova, onde a relação de perspectiva é quase nula e o acesso é difícil. Entre as principais espécies que se destacam na área estão as árvores e samambaias nativas que umedecem o ambiente.

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

Dadas as condições do terreno, um dos principais desafios do projeto foi sua localização. A densidade característica da floresta representa problemas complexos em relação às questões de proteção das espécies nativas, limpeza e acessibilidade; assim, as decisões do projeto foram propostas a partir de gestos simples e claros.

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

De acordo com estas ideias, a operação central da proposta é criar um vazio interno, com o objetivo de agregar valor a uma porção da floresta, que enquadra o contexto e integra a vegetação existente à casa. Desta forma, essa intenção elementar introduz o natural no projeto a partir do centro, e não apenas do perímetro, o que aconteceria em um volume fechado.

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers
© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

Com relação ao contraste entre o espaço construído e a natureza, são estabelecidos conceitos-chave para o projeto: "entre" e "continuidade". No caso das áreas comuns da casa (sala de estar, sala de jantar e cozinha), elas estão localizadas entre a floresta interna e externa. Ao mesmo tempo, a transparência do perímetro desses espaços gera continuidade com a floresta que está do lado de fora. 

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

Outro aspecto que o pátio interno resolve é o fornecimento de luz e calor ao projeto, dado que a exuberância da floresta produz uma atmosfera de sombra e fria. A luz do sol fornecida pelo pátio central acompanha a circulação interna dos espaços comuns (sala de estar, sala de jantar e cozinha).

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

Na fachada norte da casa fica a entrada, que se eleva três metros acima do solo e se projeta para fora da copa das árvores, permitindo captar a luz do norte. O lado sul se abre por uma grande janela, que liga a floresta com o interior da sala de estar, sala de jantar e cozinha. A face oeste é cega, e recebe a parte de trás da escada que liga o primeiro ao segundo pavimentos. Finalmente, a face leste acompanha o corredor de acesso, que é amplamente envidraçado, incorporando a floresta e a luz natural da manhã.

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers
Cortes
Cortes
© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

Casa Um Pátio é um projeto que responde a operações pontuais, que são acompanhadas de decisões claras. Esta forma de trabalho lembra princípios ou ferramentas de projeto típicas de um escritório de arquitetura, onde os problemas são fáceis de ler, principalmente quando associados ao contexto, de modo que as respostas são simples e claras, relacionadas a uma forma de habitar a paisagem.

© Marcos Zegers
© Marcos Zegers

Nenhum comentário:

Postar um comentário