quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

LIBERA-ME VERDI



Shirley Verrett (Nova OrleãesEstados Unidos31 de maio de 1931 — Ann Arbor5 de novembro de 2010) foi uma soprano e mezzo-soprano estadunidense da segunda metade do século XX
Verrett foi uma das mais famosas mezzos do século XX , conhecida pela transição de seus papéis do repertório de mezzo para o soprano.

Verrett também tornou-se uma figura notória na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, foi protagonista de inúmeros incidentes envolvendo preconceito racial. 
O mais notável teve lugar em 1959, quando a cantora teve de declinar um convite do maestro Leopold Stokowski, com quem trabalhara ainda como aluna da Juilliard School, para apresentar-se em Houston, porque a orquestra sinfônica da cidade recusou-se a tocar tendo uma negra no papel principal de uma ópera.


Claudio Abbado (Milão26 de junho de 1933 — Bolonha20 de janeiro de 2014) foi um maestro italiano

Serviu como diretor musical da casa de ópera La Scala, de Milão, como principal regente da Orquestra Sinfônica de Londres, principal maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Chicago, diretor musical da Ópera Estatal de Viena, e maestro principal da Orquestra Filarmônica de Berlim de 1989 a 2002. 
Tais cargos por ele assumidos o colocam na posição de um dos mais renomados e reconhecidos maestros do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário