segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

LOUCO PARA VIAJAR!

 As 25 vilas medievais mais bonitas da Europa (3 são portuguesas)

O Velho Continente está repleto de aldeias, vilas e cidades de encantar. Descubra algumas das mais bonitas vilas medievais da Europa (3 em Portugal).




A Europa, o Velho Continente, está repleto de pequenas e encantadoras cidades medievais. Um pouco por todos os países, existem pequenos locais que, de tão parados no tempo e de tão bem conservados, nos fazem viajar pelo passado olhando apenas para as suas pedras, para as suas ruas, para os seus castelos e igrejas. Os estilos são bem diferentes consoante os países. Se em Portugal podemos encontrar vilas medievais caiadas de branco, na Rússia podemos encontrar influências fortes da Igreja Ortodoxa, na Áustria e na Suiça domina a paisagem dos Alpes, na Itália e na Espanha são as cores típicas do Mediterrâneo.

De qualquer das formas, pese embora serem muito diferentes, todas estas aldeias medievais estão entre as mais bonitas, as típicas e as mais bem conservadas da Europa. Se é fã de história, de monumentos e de autenticidade, preste atenção à nossa lista e comece já a fazer o seu roteiro.

NOTA: talvez tenha reparado que usámos os termos aldeia, vila ou cidade no texto de introdução. Não é por acaso. Embora o título diga “vilas medievais mais bonitas da Europa”, o facto de se encontrarem em países diferentes, com regras diferentes na forma de organizar povoações, faz com que desta lista façam parte locais que tanto podem ser aldeias, como vilas ou até cidades. Desfrute! E a propósito, se tiver curiosidade… aqui pode também encontrar os países mais bonitos da Europa.

1. Bruges (Bélgica)

Bruges

A Bélgica fica no coração da Europa. Bruges, uma das suas belíssimas cidades, parece ter parado no tempo. Fundada no século 9, era um porto interior ligado ao mar por rios e canais. Com base no lucrativo comércio têxtil e de lã, desenvolveu-se na Idade Média, tornando-se uma das cidades mais ricas do norte da Europa. O seu apogeu ocorreu nos séculos 14 e 15, quando as ruas de Bruges apinhavam-se de comerciantes e banqueiros de todo o continente. A cidade adormecida foi redescoberta pelos românticos do século 19. que enalteciam a sua atmosfera de abandono e começaram a sua restauração.

Bruges recebeu seu nome, segundo se afirma, da palavra Brug, que, em flamengo, quer dizer ponte. Com efeito, tudo bem contado, a cidade possui, creio, cinquenta e seis. Bruges tem, além disso, sete portas, oito praças públicas e duzentas ruas. Por isso, mestre Adrien Bartaud, professor de eloquência em Louvain, onde morreu em 1542, disse: “Pulchra sunt oppida Gandavum, Antuérpia, Lovanium, Mechlina, , sed nihil ad Bruges”. O que significa: “Gand, Antuérpia, Louvain e Malines são belas cidades, mas nada em comparação com Bruges”. Com efeito, na época em que o bom doutor escrevia este elogio pomposo, ou seja, sob o reino de Filipe, o Bom (pai de Carlos, o Temerário), Bruges era não somente uma das mais belas, mas ainda uma das mais ricas cidades do mundo.

2. Sveti Stefan (Montenegro)

montenegro
Sveti Stefan

Localizado na Riviera do Mar Adriático, Montenegro é famoso pelas suas belezas naturais, encantando milionários de diversas partes da Europa que escolhem as suas praias paradisíacas para passar as férias de verão, desfrutando das águas calmas, num deslumbrante tom cristalino de azul turquesa. É praticamente impossível falar sobre Montenegro sem mencionar a ilha de Sveti Stefan. A ilha é toda murada e data do século XV e está ligada ao continente por estreito istmo, localizada a cerca de 6 km a sudeste de Budva, na costa do Adriático. Um dos charmes de Montenegro é hospedar-se no Hotel Ãman Sveti Stefan ou almoço no The Olive Tree, restaurante ao ar livre do hotel Ãman.

Antiga aldeia de pescadores, foi construída para servir como uma Fortaleza e defender a nação contra os turcos. Posteriormente foi adquirida pelo governo jugoslavo e se transformou, durante o regime de Tito, em um resort de luxo. No entanto, na década de 1990, com o desmembramento da Jugoslávia, viu o declínio do resort. Em 2009, o grupo Aman Resorts, reinaugurou este magnífico hotel, com o cuidado de preservar as casas medievais com sua estrutura externa intacta, com instalações interiores modernas. O Aman Sveti Stefan tem um contrato de arrendamento de 30 anos.

3. Carcassonne (França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário