Em fevereiro de 2022, o money.co.uk, um site de produtos financeiros britânico, publicou uma pesquisa que revelou quais são os arquitetos e os edifícios mais pesquisados no google na atualidade. Enquanto os edifícios mais procurados são majoritariamente pontos turísticos como o Burj Khalifa, a Torre Eiffel e o Taj Mahal, entre os arquitetos vê-se um destaque isolado do primeiro lugar: a arquiteta iraquiana Zaha Hadid tem larga vantagem para o segundo lugar, Le Corbusier, consagrando-a como a arquiteta mais procurada e acessada do mundo. Com uma trajetória poderosa enquanto arquiteta mulher, Zaha é autora de projetos em diversos países e está fortemente conectada à evolução digital da arquitetura.
A partir de um estudo realizado com os dados de busca do Google, a pesquisa feita pelo money.co.uk destacou quais são os arquitetos mais buscados na internet em cada país. Dos mais de 135 países pesquisados, Zaha Hadid foi a arquiteta mais procurada em 84 deles, espalhados por todo o mundo, liderando em quase todos os continentes — com exceção da América do Norte, cujo arquiteto mais buscado é Frank Lloyd Wright. A popularidade de Wright nos Estados Unidos e Canadá está diretamente ligada à história do arquiteto que tem suas principais obras construídas no território estadunidense, sendo autor de importantes marcos da arquitetura como a Casa da Cascata ou ainda o Museu Guggenheim de Nova York, o qual, também segundo a pesquisa, conta com mais de 220 mil hashtags no instagram sendo uma das obras mais populares da internet.
Os dados mostram que os países buscam por arquitetos que têm alguma identificação com sua cultura, como é o caso dos estadunidenses com Frank Lloyd Wright, ou ainda Oscar Niemeyer no Brasil e Renzo Piano na Itália. Ao mesmo tempo, a popularidade de Wright na Jamaica, em Porto Rico e na Austrália, por exemplo, mostram também um outro lado da cultura e educação arquitetônica, ao considerarmos o impacto do imperialismo e domínio cultural dos Estados Unidos nesses territórios. A posição de Zaha, porém, se destaca por ter popularidade em países com culturas e histórias variadas: do leste europeu à América Latina, passando pelo Oriente Médio e África Subsaariana, Zaha aparece como a arquiteta mais buscada em diferentes territórios e contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário