segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O NOBRE TRABALHO...

...DE RECUPERAR 
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO 
BAIANO


No suplemento Caderno Imobiliário do jornal baiano A Tarde. 
O título impressiona pela originalidade (?!). Apresenta um projeto de restauração da Praça Cairu, envolvendo o nome do muito respeitável arquiteto e restaurador Mário Mendonça. 
Caso para todos os que prezam pela memória desta cidade ficarem aliviados pela  decisão, embora muito tardia.



Infelizmente o alívio será de curto prazo, já que na verdade se trata, mais uma vez, de adequação de um espaço da maior importância para o Comércio - cidade baixa de Salvador - com a única finalidade de satisfazer a política de circo do atual prefeito.

Entre o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, a igreja do Conceição da Praia, a rampa do mercado e a fonte de Mário Cravo, em vez de aproveitar o espaço para implantar um jardim - Salvador grita por áreas verdes! - o projeto escolheu não humanizar esta parte tão significativa da cidade baixa. Mais uma imensa chapa de concreto, bem impermeável, supressão do pequeno estacionamento e proposital esquecimento da banca de repentistas. 
Cinco palmeiras imperiais foram colocadas, só para tornar a imagem mais bonitinha. 
O que conta é o circo!

Existe um projeto de recuperação do imóvel com fachada de azulejos? Vão restaurar o conjunto de estilo eclético que enquadra o elevador? Nada é mencionado no artigo.
Ah! sim. Pelo menos uma boa notícia: Serão finalmente retirados o posto de gasolina e o açougue, as duas verrugas da rampa do mercado. Pelo menos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário