sábado, 30 de maio de 2020

LUTO NO MEU BAIRRO



Morre Porfírio, um galego querido , ícone da Cruz do Pascoal
Faleceu hoje, em Pontevedra, aos 88 anos, Porfirio Amoedo Barbeito , natural de Moscoso, Pontevedra, Galícia, Espanha.
Estou triste. Muito triste, com a morte do velho amigo Porfirio.
Falar de Porfirio é falar de minha infância. De minha história. Nascida e criada que fui no bairro de Santo Antonio Além do Carmo, - bairro que, aprendi a amar para todo o sempre -, o Armazém de Porfirio era , para meu imaginário infantil, algo lúdico, mágico.
Nossa famílias eram unidas por sólidos laços fraternos de galeguidade. Visitavam-se com frequência.
Não havia uma só vez que passasse pelo Armazém de Porfirio, que não nos presenteasse bombons, chocolates, seguido de um acolhedor e bondoso sorriso.
Porfirio era a mais doce, leve e serena das criaturas. O mesmo digo de sua esposa Concepción ( Concha ), uma simpática galeguinha que emigrou para estas terras ainda bem jovem. Lembro-me bem daquela "pareja" harmoniosa.
Ambos trabalharam, arduamente, com a peculiar dignidade, a coragem e a grandeza do galego emigrante . E não só trabalhavam para sobreviver , criar e educar os filhos mas pelo simples prazer de servir a todos os clientes com a cordialidade e a dedicação de sempre. Os clientes, fossem eles baianos, vizinhos, conterrâneos ou de outros recantos , em sua grande maioria tornaram-se seus amigos e hoje choram, igualmente, a sua morte.
O " Armazém de Porfírio", assim era conhecido o seu estabelecimento , desde os primórdios. Era e ainda é uma relíquia. Uma obra de arte , balcões antigos de madeira e vidro, que lembra os velhos armazéns das décadas de 40/50, como era o de meu pai, no Comércio.
Transformou-se, há décadas, num "point" que leva o nome "Bar Cruz do Pascoal " , onde servem drinks e pratos da terra. para quem não conhece, está localizado exatamente em frente à Cruz do Pascoal, bem ao lado do Elevador do Pilar, ( que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa), com direto á Rua do Carmo.
A morte de Porfírio foi uma perda para a colônia galega na Bahia e para os vizinhos da sua local "terriña nai" que o viu nascer e morrer.
O corpo será enterrado hoje, dia 30 de maio, às 11:30h ( horário local de Pontevedra ) , no Cemitério Parroquial de Moscoso.
Porfirio deixa viúva Concepción Gomez Amoedo e 3 filhos Maria Victória, Karina e Antonio Carlos.
Minha solidariedade a toda a família, neste difícil momento de perda e luto.
Porfírio , que a Luz do Alto lhe acolha . Você soube plantar boas sementes e dar o melhor das boas energias neste plano. Missão cumprida.
Amália Casal

Um comentário: