Anish Kapoor divulga sua primeira obra de arte pública permanente na cidade de Nova York
Em 31 de janeiro, andaimes e barreiras de construção foram desmontados na 56 Leonard Street, revelando a primeira obra de arte permanente de Anish Kapoor na cidade de Nova York. A escultura de 15 metros de comprimento, 6 metros de altura e 40 toneladas é parcialmente coberta por um edifício residencial projetado por Herzog & de Meuron. A escultura espelhada lembra outra obra de Kapoor, a Cloud Gate, também conhecida como The Bean, localizada em Chicago.
A obra de arte em forma de balão fica na calçada na base da torre, parecendo estar comprimida sob um dos apartamentos em balanço. Essa interação com o edifício infunde uma sensação de movimento na obra de arte, criando uma "colaboração sem precedentes entre escultura e arquitetura", de acordo com os incorporadores.
O edifício localizado na 56 Leonard Street, projetado por Herzog & de Meuron e Hill West Architects, apresenta uma imagem de unidades habitacionais individuais empilhadas, recebendo o apelido de "Torre Jenga". A torre é feita com lajes em movimento que criam balanços e varandas, multiplicando os espaços disponíveis para os moradores. A variação de formas visa dar à torre um caráter individual e íntimo, apesar de seu tamanho. A base do edifício é projetada para responder à identidade da área de Tribeca, variando o tamanho das unidades e refletindo as diferentes escalas do bairro.
Como afirmou a incorporadora Alexico Group, a escultura de Kapoor parece tanto sustentar o edifício quanto ser espremida por ele. Encomendada em 2008, a desaceleração econômica, as restrições de viagens relacionadas à Covid-19 e as dificuldades técnicas atrasaram os esforços da construção. A obra, ainda sem título, rapidamente se tornou um local favorito para selfies entre os amantes da arte em Tribeca, agora um dos principais distritos de galerias de arte da cidade de Nova York.
A cidade pode se sentir frenética, rápida e estática, com uma arquitetura imponente, concreto, ruído. Meu trabalho, na 56 Leonard Street, propõe uma forma que, embora feita de aço inoxidável, também é suave e efêmera. Os espelhos nos fazem parar, ser absorvidos e puxados de uma forma que interrompe o tempo, talvez o desacelere; é um material que cria um novo tipo de espaço imaterial. - Anish Kapoor
A arte urbana desempenha um papel importante na formação da identidade das cidades, envolvendo livremente o público fora dos museus e no espaço público. Em 2017, uma exposição de Ai Weiwei apresentada no Washington Square Park, em Manhattan, explorou a ideia de cercas de segurança como meio de intervenção pública, examinando a tensão e as contradições em torno das fronteiras e daqueles excluídos por elas. Na 12ª edição do Times Square Valentine Heart Design Competition, a MODU apresentou a instalação Heart Squared, uma obra de arte pública dedicada ao amor e à diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário