sexta-feira, 24 de março de 2023

O ABORTO NO BRASIL

 Exclusivo: maioria das mulheres que dizem ter feito aborto no Brasil passou por procedimento com menos de 19 anos

Pesquisa traça um perfil das mulheres que abortam no Brasil: 'Jovem, tem filhos, professa alguma religião e está em todas as classes sociais', afirma Deborah Diniz.


Por g1


Dados em primeira mão da Pesquisa Nacional de Aborto de 2021 mostraram que 52% das mulheres que afirmaram ter feito um aborto passaram pelo procedimento com menos de 19 anos. Entre as que já tinham abortado, 1/5 teve dois ou mais abortos e 74% eram mulheres negras.

A pesquisa traça um perfil das mulheres que abortam no Brasil. "É o perfil da mulher comum", afirma Débora Diniz, autora do estudo, antropóloga e professora da Universidade de Brasília. "Ela faz aborto muito jovem, tem filhos, professa alguma religião e está em todas as classes sociais."

A grande novidade, segundo a pesquisadora, é que essas brasileiras fizeram o primeiro aborto ainda muito jovens, em condições precárias e em risco de prisão.

"O que nós temos aqui é o atravessamento de uma necessidade de saúde que tem que ser cuidada e não criminalizada. É o que se leva essa necessidade de saúde para clandestinidade onde circula o mercado perverso de exploração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário