quinta-feira, 30 de março de 2023

UM TÚNEL-MUSEU

 O TÚNEL DE PAULO ORMINDO DE AZEVEDO.

Imaginem esta parede ocupada por vitrines contendo toda a cultura popular de Salvador. em vez das eternas propagandas comerciais que só nos leva a sempre consumir mais e mais.....




Na terça-feira 28 de março, houve um debate na ABI sobre este ousado projeto que ligaria o Campo da Pólvora ao Comércio por meio de um túnel com passarelas rolantes.
Apesar dos 300 milhões de custo, acho importante esta obra. Se nossos governantes não se mobilizam para mudar a decadência do centro antigo, podemos apagar as luzes da primeira capital do Brasil.
Claro que marquei presença. Tomei até a liberdade de apresentar uma proposta que, espero, não seja interpretada como tolice.
Aqui vai:
UM TÚNEL/MUSEU
Os museus mais famosos do mundo – Tate, Louvre, Prado, Gulbenkian, Masp, Metropolitan etc. – são sempre localizados no centro das cidades, onde o fluxo é maior.
Salvador carece de um museu de cultura popular.
Porque não usar os 1.500 metros das duas paredes do túnel Campo da Pólvora/Comércio para criar um longo e dinâmico espaço museológico valorizando as diversas facetas da cultura popular de Salvador?
Carros de cafezinho. Lambe-lambe. Cerâmicas. Palhas. Couro. Reciclagem de vidro. Pinturas primitivas. Repentistas. Literatura de cordel. Tranças. Máscaras. Samba de roda. Capoeira. Carnaval. Barcos e canoas. Redes de pesca. Utensílios de cozinha. Cantores. Compositores. Instrumentos musicais. Brinquedos.
Todos os usos e costumes da primeira capital do Brasil. A lista é longa.
Vitrines bem iluminadas com legendas simples contribuirão a valorizar a identidade do soteropolitano e sem dúvida ajudarão os turistas a melhor entender a cidade visitada.
Acervo de alto valor cultural, baixo custo de investimento e de fiscalização.
Perdemos a oportunidade de ter um metrô ao nível artístico de Estocolmo, Lisboa ou Taiwan.
Mas podemos ter o túnel mais cultural do mundo.
Dimitri Ganzelevitch
Salvador, 27 de março de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário