Menos conhecidos do que as Linhas de Nazca, os aquedutos criados pelo povo homônimo são um verdadeiro tesouro arqueológico. Essas obras de engenharia, que datam de cerca de 1500 anos atrás, foram construídas pela cultura Nazca para garantir a sobrevivência em uma das regiões mais secas do mundo. Além de terem um importante valor histórico e cultural, os aquedutos continuam a ser utilizados pelos agricultores locais até hoje.

Quem foram os Nazcas

As Linhas de Nazca são um mistério arqueológico. (Fonte: Getty Images)As Linhas de Nazca são um mistério arqueológico. (Fonte: Getty Images)

Os Nazcas foram um povo pré-colombiano que habitou a região do atual Peru entre os séculos I e VI d.C. Você já deve ter ouvido falar deles por causa das Linhas de Nazca que são um conjunto de desenhos gigantes feitos no solo, localizados na região de Nazca, no Peru. Essas figuras, que incluem animais, plantas e figuras geométricas, são consideradas um mistério arqueológico até hoje. Elas só podem ser vistas do alto e há várias teorias sobre o propósito dessas figuras, que vão desde rituais religiosos até calendários astronômicos.

Porém, menos conhecido é o sistema de irrigação criado por eles. Os Nazcas enfrentava um grande desafio: a região em que eles se estabeleceram é uma das mais secas do mundo, com apenas 20 mm de precipitação anual. Assim, para garantir a sobrevivência, eles construíram uma rede de canais subterrâneos que captavam a água das montanhas próximas e a conduzia até as áreas cultiváveis.

Os aquedutos

Parte de um dos aquedutos contruídos em pedra pelos Nazcas. (Fonte: Getty Images)Parte de um dos aquedutos construídos em pedra pelos Nazcas. (Fonte: Getty Images)

A construção dos aquedutos começava com a escavação de um poço no solo, onde os Nazcas desciam com cordas para cavar os túneis. Em seguida, eles construíam pequenas galerias de pedra que se conectavam aos túneis principais, por onde a água era conduzida. Para garantir a qualidade da água, eles construíam pequenos reservatórios que filtravam as impurezas antes dela chegar aos campos.

A rede de aquedutos de Nazca se estende por cerca de 40 quilômetros e é composta por mais de 40 poços e galerias subterrâneas. Alguns desses poços chegam a ter mais de 15 metros de profundidade e são verdadeiras obras de engenharia, com escadas e rampas que permitiam o acesso dos trabalhadores.

Vista aérea dos chamados Vista aérea dos chamados "olhos de água" que fazem parte dos aquedutos de Nazca. (Fonte: Getty Images)

Hoje em dia, alguns desses aquedutos continuam a ser utilizados pelos agricultores locais, que cultivam principalmente algodão e milho. A água dos aquedutos é considerada de alta qualidade e permite que os agricultores produzam duas safras por ano, apesar do clima seco da região. Alguns dos poços e galerias também se tornaram atrações turísticas, já que são um símbolo da cultura e da história da região. Ao visitá-los é possível ver de perto um exemplo da engenharia e criatividade dos antigos povos sul-americanos.