domingo, 26 de março de 2023

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA

 Maratonando museus e espaços culturais:


Fui ao Centro da Cidade, no dia 22 de março, para rodar os sebos no entorno do Largo de São Francisco e na Avenida Passos. Passei pela porta do Real Gabinete.
Entro, não entro, não, não entro! Preciso achar os livros que procuro...
Dei uns três passos na direção da Avenida Passos, mas, não resisti, voltei.


O lugar estava lotado. E tinha um leitor – um amigo, com quem conversei alguns minutos, matando saudades do tempo em que ele era meu usuário na Biblioteca Nacional (e não faz muito tempo!).
Entrei naquele lugar lindo, onde já fui milhares de vezes. Fiz fotos, de novo, encantada.
A disposição das estantes, como um abraço, me faz lembrar a cena maravilhosa do desenho animado da Disney, em que a Fera presenteia a Bela com uma biblioteca (“A Bela e a Fera”, 1991, filme dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise); e toda a vez que vejo o filme, lembro da biblioteca do Real.


O Real Gabinete foi nomeado pela “Civitatis” (companhia líder em distribuição online de excursões e visitas guiadas no mundo), neste ano, como uma das dez mais belas bibliotecas do mundo. Em 2014, a Biblioteca já tinha sido classificada como a quarta mais bela, entre 20 outras, pela Revista Time.
E é mesmo.
Lá dentro, senti o que sempre senti ali e não sabia o nome, até aprender, recentemente, com meu amigo Dimitri Ganzelevitch: “síndrome de Stendhal”.


Por isso, não foi difícil sair dali, atrás de sebos!
Mas, o melhor de uma visita não planejada é encontrar uma ex-aluna, como Bibliotecária do lugar, e ser recebida com carinho e a memória das aulas dadas. Obrigada, Sylvia França!


ANA VIRGÍNIA PINHEIRO

Para saber mais sobre o Real Gabinete: https://www.realgabinete.com.br/
Para ver a cena da Biblioteca em “A Bela e a Fera”: https://www.youtube.com/watch?v=Cb-rhRcbkik

Nenhum comentário:

Postar um comentário