segunda-feira, 13 de março de 2023

ROCHAS ARTIFICIAIS

 


 Adeus às teorias das supostas ajudas extraterrestres ou gigantes nas antigas civilizações...
Cientistas descobrem que monumentos de Tiwanaku (Tiahuanaco), na Bolívia, são feitos de rochas artificiais criadas há 1400 anos.
As rochas megalíticas de toneladas de peso foram feitas com moldes e cimentante viscoso que endureceu como rocha. Uma equipe internacional de cientistas do Institut Geopolymere (Geopolymer Institute), Saint-Quentín, França, e da Universidade Católica San Pablo, Arequipa, Peru, publicaram os resultados de um estudo realizado em rochas monumentais de PUMAPUNKU em Tiwanaku, Bolívia. Eles verificam que as rochas são artificiais (com geopolimeros) e que não foram esculpidas com tecnologia desconhecida nem construídas por extraterrestres. É o gênio humano, explorando os recursos do seu ambiente de forma inteligente, que criou essas maravilhas.
Em novembro de 2017, cientistas tiraram amostras da rocha arenito vermelha e andesita do lugar de PUMAPUNKU. Pela primeira vez, essas rochas foram analisadas por microscopia eletrônica, isso nunca tinha sido feito antes! Eles descobriram a natureza artificial das rochas. Eles compararam as rochas dos monumentos com os recursos geológicos do local e encontraram muitas diferenças. Criaram cimento a partir de barro (a mesma argila vermelha que os tiwanakus usaram para cerâmica) e sais de carbonato de sódio da Lagoa Cachi, ao sul do deserto do Altiplano, para formar rocha arenito vermelha. Para a rocha arenito cinza, inventaram um aglomerante órgão-mineral à base de ácidos orgânicos naturais extraídos de plantas locais e outros reagentes naturais. Este aglomerante foi então derramado em moldes e endurecido por alguns meses. Sem um conhecimento profundo da química dos geopolímeros, que estuda a formação dessas rochas por geossíntese, é difícil reconhecer a natureza artificial das rochas. Esta química não é uma ciência difícil de dominar. É uma extensão do conhecimento dos tiwanakus em cerâmica, minerais, aligantes, pigmentos e acima de tudo um excelente conhecimento do seu ambiente. Sem a selecção de uma boa matéria-prima, estes extraordinários monumentos não poderiam ter sido criados há 1400 anos.
Finalmente, esta descoberta científica confirma lendas locais que dizem: “as rochas foram feitas com extratos de plantas capazes de amaciar a rocha”. Esta explicação sempre foi rejeitada pelos arqueólogos porque não faz sentido. As evidências científicas fornecidas pelos cientistas da França e do Peru mostram que a tradição oral estava certa: eles faziam rochas suaves que podiam endurecer! A hipótese da antiga supercivilização perdida ou intervenção alienígena é falsa. Os tiwanacotas eram seres humanos inteligentes. Eles conheciam perfeitamente o seu ambiente e sabiam como explorar os recursos que a natureza lhes oferecia.

COMENTÁRIODO BLOGUEIRO. - Tentei encontrar alguma informação sobre a ilustração desta estranha pedra que mais parece uma escultura moderna, mas nada encontrei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário