sexta-feira, 17 de março de 2023

O NETO DE EDIR MACEDO

 'NÃO PARAM DE HUMILHAR' 

Expulso de casa, neto de Edir Macedo denuncia terror após recusar ser pastor.


IVES FERRO - Publicado em 13/12/2022 

Neto de Edir Macedo, o motorista Filipe Bezerra Cardoso acusa os pais, o bispo Renato Cardoso e a escritora Cristiane Cardoso, de expulsá-lo de casa. 

Atualmente com 29 anos, o rapaz afirmou que a medida drástica foi tomada após ele ter se recusado a seguir os estudos para virar pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Bezerra chegou a morar na rua e abriu mão de um império bilionário.

Adotado aos três anos de idade em Portugal, ele vive atualmente nos Estados Unidos como motorista e se afastou da família por causa das brigas. Ainda na pré-adolescência, revelou que Cristiane teve um sonho no qual o via se se tornando pastor aos 17 anos e constituindo uma família.
Ao não ter o desejo concretizado, a apresentadora do The Love School passou a impor regras ao lado do marido, Renato Cardoso, para forçar o filho a "entrar no eixo".

"Dá para ver que meus pais não estão nem aí [para mim]. Não vou forçar os meus pais a gostarem de quem eles não gostam. Eu deixo quieto. Ser pastor não é para todo o mundo. Eu não quis ser. Porque eu não ia ter a liberdade que que tenho hoje", desabafou o herdeiro em entrevista ao repórter Gilberto Nascimento, do The Intercept Brasil, publicada nesta terça (13). "Eles pregam tanto sobre família, união, esposa, filho, cuidar, orar, estar sempre presente. 

Mas e o próprio filho, cara? O próprio filho, eles ignoram. Agem assim: 'Vai embora, você está sendo demitido. Não há nada que a gente possa fazer'", detonou.

Entre idas e vindas de Belize, Estados Unidos e Brasil, o neto de Edir Macedo diz ter sido expulso três vezes de casa. A primeira foi em 2012 --um ano antes, ele havia deixado Houston, nos EUA, para morar em São Paulo e trabalhar como técnico de áudio em uma rádio da Universal. 

Filipe Cardoso com os pais, Renato e Cristiane 

No entanto, 11 meses depois, foi mandado embora de casa e forçado a voltar para território norte-americano por ordem do pai, o atual mandachuva da Record --Renato Cardoso queria herdeiro de amizades de fora da igreja. Longe de São Paulo, ele passou a viver na casa de um pastor em Dallas. Mas foi expulso novamente:.

Tinha muita restrição. Achei um emprego em uma loja de roupas famosa. Saí lá da casa porque o pastor sempre ficava em cima. Pelo fato de meu pai ser quem é, mesmo se eu não fizesse nada de errado, sempre estavam em cima de mim. 

A ordem de "despejo", mais uma vez, foi dada por Renato Cardoso. Durante sete dias, Filipe ficou sem casa nenhuma e dormiu escondido em garagens de residências nos EUA por não ter dinheiro. O rapaz só conseguiu um alojamento depois de iniciar um namoro e receber abrigo. Assim que fez as pazes com a família adotiva, ganhou um emprego em uma TV ligada à Universal em Belize. Voltou ao Brasil em 2013, quando conheceu sua mulher, Julianni, e foi morar no Rio de Janeiro. Meses depois passou a viver no Templo de Salomão, em São Paulo, onde encarou mais regras rígidas por conta da religião.

Demissão da igreja e amaças 

O filho de Cristiane e Renato trabalhava na igreja e no ULFN (Universal Living Faith Network), canal cristão dos Estados Unidos, até 2020. Ele foi demitido após ter problemas com bispos e pastores. O herdeiro não concordava com atitudes dos religiosos, como traições e falta de preparação para funções na TV. Atualmente, Filipe mora em Houston com a mulher, Julianni, e a filha. Por causa da falta de emprego, a família viveu momentos difíceis sem dinheiro. A nora procurou Cristiane por mensagens e redes sociais e disse que acabaram ameaçados pelos apresentadores do The Love School.

""Resolvi ir para a internet e soltar tudo de uma vez. Falei que não gostavam da minha filha. E falei para as pessoas irem no Instagram e cobrarem o Renato. Ele ligou ameaçando o Filipe. Demorou para pagar o que devia e depois o demitiu. Eles nunca pararam de humilhar a gente, de fazer maldades", acusou Julianni. 

Adoção 

Cristiane não pode ter filhos e passou pelo processo de adoção em 1996 em Portugal. Mais tarde, o canal português TVI denunciou que as adoções da Igreja Universal não seguiam os trâmites legais. A instituição negou as acusações. Filipe elogiou o avô, Edir Macedo, mas as recordações da família são terríveis para ele.

'Ele [Edir] nunca me ligou. E eu nunca liguei para ele. Meus pais nunca me deram o contato. Mas meu avô é um cara carinhoso. Minha avó [Ester Bezerra, esposa de Macedo] também era ultra carinhosa, e eu contava com ela para tudo que precisasse. 

"Acho que não tem nada a ver o fato de eu ter sido adotado. Mudaram o comportamento comigo porque eu não quis realizar os sonhos deles. Quando viram que eu não ia ser o que desejavam, tudo mudou. 'Então, você faz o seu caminho'. Enquanto eu fazia o que queriam, foram bonzinhos. Quando eu quis ter minha vida, disseram: 'Pode ir embora'", alegou. Filipe foi separado do irmão Pedro Alexandre, de 6 anos, que acabou adotado pela dona do orfanato, Jaqueline Duran, e seu marido, Sidney Marques, bispo da Universal. A mãe deles, identificada como Clara, sofria violência doméstica do companheiro. Os meninos foram entregues à adoção pela avó sem o consentimento da matriarca.

Abaixo, uma imagem publicada em 2017 no Blog de Edir Macedo mostra o clã. À esquerda, Filipe está ao lado dos pais adotivos, Renato e Cristiane; à direita estão a outra filha do Macedo, Viviane, e o marido, o bispo Júlio Freitas, , com os também filhos adotivos Vera e Luís. Sentados, Edir Macedo e a mulher, Ester Bezerra:





Nenhum comentário:

Postar um comentário