O surgimento de Veneza

Embora não existam documentos que especifiquem exatamente quando Veneza foi construída, o consenso entre historiadores é de que a cidade teria surgido como resultado de um momento de necessidade. Acontece que lá pelo século V, os povos germânicos e hunos realizavam constantes invasões a diversas cidades romanas, como Aquileia, Pádua, Altino e Concórdia, fazendo com que os habitantes destes locais fugissem em busca de refúgio.

procura por um local seguro levou essas pessoas a uma laguna composta por 118 ilhotas poucos centímetros acima do nível do mar. E foi ali, quase 15 séculos atrás, que decidiram construir aquela que seria uma das mais belas e curiosas cidades da história. Milhões de troncos de árvores medindo até 8 metros de altura foram transportados ao local, onde tinha uma de suas extremidades afiadas e enterradas verticalmente até a camada mais firme de terra debaixo camada de água lamacenta.

Escavações em Veneza revelaram como estacas de madeira foram usadas como base para a construção da cidade

A próxima etapa foi então utilizar tábuas de madeira na horizontal para nivelar as estacas e ajudar a distribuir o peso de quaisquer construções que fossem erguidas por ali. Em seguida, camadas extras de pedras também foram adicionadas para auxiliar na sustentação e no escoamento da água. Acima de tudo isso é que começaram a ser construídas as primeiras casas e palácios venezianos.



Curiosamente, ainda que estejam submersas, as imensas toras não apenas se mantiveram intactas até hoje, como na realidade sofreram mudanças radicais em sua estrutura que as tornaram ainda mais firmes e fortes. Como não mantêm contato com o oxigênio do ar, além da ação direta das propriedades da lama e do barro no qual foram enterradas, as estacas acabaram se petrificando com o passar dos séculos.

Desafios atuais

Por mais que sua base estrutural seja bastante firme, Veneza vem afundando cada vez mais anos após ano.

 Suas estacas firmes não impedem que a cidade seja impactada pela erosão na região.

Além disso, um dos maiores desafios enfrentados pela cidade italiana é o aumento do nível do mar, que leva a inundações de diversas áreas e torna certos pontos mais baixos da cidade inabitáveis.